Hermínio Bello de Carvalho festeja 90 anos com álbum que reúne Simone, Frejat, Áurea Martins e Vidal Assis
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Hermínio Bello de Carvalho é retratado em ilustração de Mello Menezes na capa do álbum que será lançado em 27 de fevereiro
Ilustração de Mello Menezes
♫ NOTÍCIA
♬ Hermínio Bello de Carvalho já fará 91 anos em 28 de março. Um mês antes, na próxima sexta-feira, 27 de fevereiro, o álbum “Hermínio Bello de Carvalho 90” chegará ao mercado fonográfico ainda em tempo de festejar os 90 anos completados em 2025 pelo compositor, poeta, escritor, produtor e diretor carioca. A capa retrata o artista multimídia em ilustração de Mello Menezes.
Idealizado pelo próprio Hermínio, que também selecionou o repertório composto essencialmente por músicas inéditas, o álbum foi gravado com produção musical de Vidal Assis.
Nome fundamental no início da carreira de Simone, em 1973, Hermínio conta com a voz da cantora em três faixas do álbum. Simone gravou “De nada valeu” – música assinada pela própria Simone com Hermínio, ampliando a parceria iniciada há 17 anos com a gravação de “Vale a pena tentar” no álbum “Na veia” (2009) – e “Dia sim, dia não” (Gabriel Lemuriano e Hermínio Bello de Carvalho), além de ter feito feat com Vidal Assis em “Como se faz?”, parceria de Vidal com Hermínio.
Assim como Simone, Frejat também participa do álbum “Hermínio Bello de Carvalho 90” como compositor e intérprete. Frejat dá voz a “Carrapicho”, segunda parceria do artista (a primeira, “Balada do anjo”, foi apresentada em 1995, há 31 anos).
Cantora que já dedicou álbum ao cancioneiro de Hermínio, Áurea Martins interpreta “Catando estrelas”, parceria do poeta com Vital Lima. No álbum, a música “Catando estrelas” está acoplada à outra parceria de Hermínio e Vital, “Igual ao que não foi” (1978), única música não inédita, regravada para o álbum pelo próprio Vital.
Uma terceira parceria de Hermínio com Vital Lima, “Cabernet Sauvignon”, cantada por Ayrton Montarroyos em duo com o violonista João Camarero. Gabi Buarque completa o time de intérpretes do disco, cantando “Jogo empatado” (Kiko Horta, Vidal Assis e Hermínio Bello de Carvalho).
Com bases gravadas pelos músicos Ivan Machado (contrabaixo elétrico), Kiko Horta (acordeão e piano), Marcus Thadeu (percussões) e Vidal Assis (violão), o álbum “Hermínio Bello de Carvalho 90” traz a voz do poeta nonagenário, que recita o poema “Las hormigas”. A edição do tributo fonográfico aos 90 anos de Hermínio é da gravadora Biscoito Fino.
Capa do álbum 'Hermínio Bello de Carvalho 90'
Ilustração de Mello Menezes